Vaginismo

Vaginismo é uma disfunção em que os músculos vaginais se contraem involuntariamente (sem a sua vontade) causando muita dor e impossibilitando qualquer tipo de penetração no canal vaginal, seja do pênis, dedos ou objetos.

Além disso mulheres com vaginismo não conseguem muitas vezes utilizar absorvente interno (O.B) e nem realizar exames ginecológicos.

Infelizmente muitas vezes o vaginismo é visto ainda como “frescura” por profissionais que não tem domínio sobre o assunto, frases como: “você precisa relaxar” ou “toma um vinho que passa” são ouvidas muitas vezes por quem sofre dessa disfunção.

A causa para o vaginismo pode estar relacionada a fatores como: abuso sexual e estupro, doenças sexualmente transmissíveis, episiotomia, atrofia vaginal, medo de engravidar, medo de sentir dor, experiências sexuais desagradáveis e educação sexual rígida.

É importante deixar claro que o vaginismo tem cura. O tratamento consiste em relaxamento da musculatura vaginal nas sessões de fisioterapia pélvica, além do apoio do psicólogo, para resolução de possíveis traumas.