Prolapso Genital (Bexiga Caída)
Essa disfunção é caracterizada pela descida dos órgãos pélvicos pela pelve feminina, o prolapso genital é popularmente conhecido como “bexiga caída”, pois o prolapso de bexiga é o mais prevalente. No entanto é importante esclarecer que se tratando de prolapso temos também o prolapso uterino e o prolapso de reto.
Os prolapsos genitais são classificados em graus conforme sua severidade, grau 1, 2, 3 e 4. Essa classificação deve ser diagnosticada com um médico especialista.
Os sintomas de um prolapso genital geralmente são sensação de peso na vagina, mas essa sensação nem sempre é precisa, a maioria dos casos não a queixa de dor, há não ser em graus mais avançados onde o prolapso projeta-se para fora da vagina.
Os prolapsos pélvicos tem diversos fatores de risco, como: gestação, parto normal e cesárea, menopausa, envelhecimento, constipação intestinal e enfraquecimento dos músculos do assoalho pélvico.
Por esse motivo é possível prevenir o acontecimento de prolapsos genitais quando se tem uma musculatura intima treinada, com força e coordenação. Além disso a fisioterapia pélvica é fundamental em mulheres que já tem o diagnóstico de prolapso pois ajuda a diminuir as queixas e em alguns casos impede o avanço dessa disfunção.