Incontinência Fecal

A incontinência fecal é caracterizada pela perda involuntária de fezes (liquidas ou solidas) incluindo também a perda de gases. Essa disfunção pode provocar constrangimento e ansiedade, diminuindo muito a qualidade de vida. Problemas anorretais podem estar relacionados a dificuldade de perceber, reter ou de evacuar as fezes.

Problemas na percepção são tratados na fisioterapia com estímulos da ampola retal que são feitos com balonetes, terapia manual e eletroterapia. Esse tipo de alteração costuma apresentar uma resposta rápida e satisfatória ao tratamento.

Problemas na retenção (incontinência) variam muito de acordo com cada caso. Mas o fortalecimento muscular é, normalmente, o tratamento mais indicado podendo ser feito através de eletroestimulação, técnica manual, cones vaginais (para mulheres) e biofeedback. A fisioterapia apresenta resultados bastante satisfatórios, podendo regredir a incontinência em até 100%.

Problemas na evacuação são comuns de ocorrerem por dietas inapropriadas aliadas a dificuldade de relaxamento dos músculos do assoalho pélvico e dos esfíncteres durante a evacuação. Podendo ser corrigido com tratamento em conjunto: nutricionista e fisioterapia pélvica.