Disfunção Erétil

A disfunção erétil é a incapacidade de conseguir obter e/ou manter uma ereção do pênis suficiente que permita uma atividade sexual satisfatória. É uma disfunção que acomete mais da 50% dos homens de todas as idades. Ela pode ser parcial (dificuldade para iniciar ou manter a ereção) ou completa (impossível sequer iniciar a ereção).

As causas para o acontecimento a disfunção erétil pode ser devido a problemas neurológicos, vasculares, endocrinológicos, emocionais ou musculares (disfunção nos músculos do assoalho pélvico, que se encontram na base do pênis) ou um combinação destes fatores. Portanto descobrir aonde está o problema é o primeiro passo para o sucesso no tratamento.

A base da fisioterapia pélvica no tratamento dessa disfunção é o treinamento dos músculos do assoalho pélvico, porque quando ocorre a contração desses músculos percebesse aumentar notavelmente a ereção. Mais de 75% dos casos de disfunção erétil melhoram em algum grau no tratamento com fisioterapia pélvica. Nas sessões são utilizados exercícios para o treinamento da musculatura pélvica, auxiliado por biofeedback e eletroestimulação.